Comemoram-se no próximo dia 23 de setembro 200 anos sobre a aprovação da primeira constituição portuguesa (23 de setembro de 1822), na sequência da revolução liberal de 1820, dirigida pelo Sinédrio e originária no Porto, visando terminar com o absolutismo em Portugal e introduzindo, pela primeira vez na história de Portugal, um regime de monarquia constitucional, dos mais avançados do mundo.
A Constituição de 1822, a constituição vintista, tornar-se-ia depositária do mais autêntico e profundo conteúdo reformista e, à época, mesmo revolucionário, submetendo o Rei ao poder soberano do Povo, representado pelas Cortes.
Inspirada no mais avançado pensamento liberal da época, a constituição vintista será precursora da Constituição republicana de 1911 e, por essa via, da constituição democrática e abrilista de 1976.
A Associação de socorros Mútuos Artística Vimaranense – ASMAV não pretendendo deixar passar em claro este momento originário da liberdade e democracia portuguesas, organiza e produz, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, um concerto comemorativo desta data, no dia 17 de setembro, pelas 21H30, no Paço dos Duques de Bragança.
Trata-se de um concerto operático pela Orquestra do Norte, intitulado “200 ANOS DA CONSTITUIÇÃO LIBERAL DE 1822”, dirigida pelo maestro Fernando Marinho, com a participação da Soprano Helena Castro Ferreira e do Barítono Diogo Oliveira. O concerto é gratuito, limitado à lotação do espaço.
Será um concerto onde teremos oportunidade ouvir Mozart, o grande compositor do classicismo oitocentista e iluminista, compositor da clareza, racionalidade e beleza apolíneas, mas também Jorge Salgueiro (um dos mais importantes compositores portugueses contemporâneos) e, quem sabe, Jean Sibelius, o compositor da alma e da independência finlandesa.













































