VILA REAL: Disponível para desmontar os pórticos gratuitamente

0
221
Scut

Após vários anos de reivindicações de toda a região e nomeadamente por parte do Município de Vila Real, a Assembleia da República aprovou o fim do pagamento das portagens no interior do país. Assim, a partir do próximo dia 1 de janeiro, deverá passar a ser gratuita a circulação, entre outras, na A4, Túnel do Marão e A24, uma medida que se espera venha a impulsionar o crescimento dos territórios abrangidos. No caso de Vila Real, acresce que também a mobilidade do espaço urbano deverá sofrer impactos muito positivos, já que a combinação da A4 e da A24, que rodeiam a cidade, poderá passar a ser usada como uma via circular exterior gratuita, diminuindo a circulação de veículos no centro, nomeadamente nas horas de maior tráfego. Esta medida impactará, não só a qualidade de vida, como também o ambiente. Recorde-se que a decisão de acabar com o pagamento de portagens nestas vias aconteceu por proposta do Partido Socialista e contou com o apoio do PAN, do PCP, do BE, do Livre e do Chega. Esta falta de unanimidade numa decisão que parece óbvia, leva o Município de Vila Real a temer que os partidos políticos que não a apoiaram, tentem no futuro vir a revertê-la. Assim, o Município de Vila Real fará chegar à IP – Infraestruturas de Portugal, S.A. a manifestação de total disponibilidade para desmontar, sem custos para a IP, de todos os pórticos que rodeiam a cidade de Vila Real, de forma a evitar a tentação de que os mesmos venham a ser reativados. O não pagamento de portagens no interior é um simples ato de justiça. O Estado português investe anualmente mais de 450 milhões de euros para subsidiar os passes de transportes públicos, essencialmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A isenção do pagamento de portagens em todo o interior poderá custar cerca de 180 milhões de euros anuais, em regiões onde os transportes públicos são escassos e as populações estão mais dependentes de transportes próprios e recurso a autoestradas.